Negócios

Para que serve o apoio da TI?

Em Vendas

A equipe de TI pode ser mais importante para vendas do que muita gente imagina. Isso porque a área pode trazer informações importantes e fundamentais para o crescimento de um negócio.

Com os recursos da TI bem definidos sua empresa pode obter aumento efetivo de vendas, com informações detalhadas dos produtos encontradas facilmente pelos vendedores, através de um software de gestão que mantenha o histórico e gere informação dos custos de venda, para oferecer promoções e preços atrativos aos clientes

A gestão de relacionamento com o cliente auxilia o vendedor na prospecção de novos contatos e na manutenção dos clientes atuais, através do CRM (Customer Relationship Manager ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) pode-se enviar mensagens de aniversários ou promoções. Ou, até mesmo, a entender qual foi a última vez que o cliente foi até a empresa ou procurou o seu negócio. A ferramenta é bem abrangente, e tem funcionalidades precisas para aumentar as vendas. Tudo isso pode ser customizado pela equipe de TI, que é uma grande agregadora no quesito da comercialização de produtos e serviços.

No RH

Hoje a área de Recursos Humanos está totalmente automatizada, desde a confecção da folha de pagamento, pagamento de impostos, gestão de pessoas, tudo passa pela configuração dos processos feitos pela TI, tanto no acesso das informações como na guarda dos documentos

No Financeiro

A gestão financeira depende muito dos processos configurados pela TI, que vão desde o acesso ao sistema de gestão da empresa, como acesso aos sistemas bancários, gestão de ativos, financiamentos, etc.

Computadores precisam de manutenção

Através do monitoramento de hardware e software é possível detectar eventuais problemas nos computadores realizando o diagnóstico e iniciando atendimento pelo suporte técnico remoto quase  que imediatamente, fazendo a manutenção preventiva e antecipando a resolução 

Backup não é somente uma cópia de arquivos!

Hoje não é possível conceber perda de dados, as soluções para o backup das informações tanto através de HDs externos como em Nuvem são acessíveis, basta ter um processo sistemático e com monitoramento constante, trazendo a segurança de que essas informações poderão ser integralmente recuperadas se necessário! 

A criação de uma rotina de cópia, armazenamento em local e com estrutura seguros, com organização de versão de arquivos e detecção de vírus são tarefas rotineiras da TI para garantir que, quando as coisas forem mal, haverá um caminho para a restauração dos sistemas e dos dados.

Conectividade

A principal função da TI é prover o acesso dos colaboradores aos sistemas através da Internet,  caso contrário perde-se acesso aos clientes e parceiros por causa da falta de  conectividade e as coisas viram um caos.

Se seu negócio não é informática, o ideal é contratar quem entende do assunto

Talvez este seja o melhor conselho a ser dado: se sua empresa não é uma empresa de informática e depende de sistemas, computadores, redes e acesso à Internet para fechar negócios e operar em condições normais, é melhor manter tudo funcionando com a ajuda de quem entende do assunto e poder contar com especialistas para quando algo der errado.

Depender de alguém da empresa que ‘’entende de TI’’ é muito arriscado, mesmo porque essa pessoa tem suas tarefas e não vai conseguir prover o atendimento quando necessário pois as configurações são complexas, envolvem sistemas diferentes que interagem entre si e o custo-benefício não compensa.

Se sua empresa está buscando crescimento,  certamente vai lidar com clientes maiores. Lembre-se que, quanto maiores são os clientes, mais exigentes eles se tornam.

O atendimento é feito através de  SLA – Service Level Agreement  (ou Contrato de Nível de Serviço). Este contrato contém condições, tempos de resposta e atendimento à demandas e, também, as punições para o descumprimento delas (sanções, descontos, multas, etc.)

Para cumprir uma SLA é preciso concentrar-se totalmente na atividade fim da empresa, fornecendo os produtos ou serviços dentro dos parâmetros acordados, com profissionais especializados comprometidos com o cliente.

O cumprimento de acordo de nível de serviço (SLA) é um ponto crucial dentro da empresa: se você cumpre para um cliente, seus clientes potenciais já sentem segurança na sua capacidade de entrega.

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